Luis Claudio Lopes Correia da Silva

Professor Titular do Departamento de Cirurgia – VCI

Chefe do Departamento de Cirurgia – VCI.

Responsável pelo Serviço de Cirurgia de Grandes Animais

e-mail: silvalc@usp.br
Fones: (11) 3091- 1212 / 3091-1451 – Fax: (11) 3091-1219

Formação acadêmica

• Mestre em Cirurgia pela FMVZ-USP (1995)
  • Doutor em Cirurgia pela FMVZ – USP (1998)
  • Livre-docente pela FMVZ – USP (2004)

Disciplinas

Graduação:

• VCI0209 – Anatomia Clínico-cirúrgica na Espécie Eqüina (optativa)
  • VCI0206 – Anatomia por Imagem (optativa)
  • VCI0412 – Técnica Cirúrgica
  • VCI0419 – Anestesiologia
  • VCI0516 – Clínica Cirúrgica de Grandes Animais
  • VCI0545 – Temas Avançados em Cirurgia de Eqüinos (optativa)

Linhas de Pesquisa

• Endoscopia veterinária
  • Cirurgia videoendoscópica
  • Cirurgia de Eqüinos

Projetos

“COMPARAÇÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA ARTICULAR DECORRENTE DA DISTENSÃO CAPSULAR LÍQUIDA OU GASOSA EM EQÜINOS SUBMETIDOS A EXAME ARTROSCÓPICO”
“AVALIAÇÃO DO IMPLANTE DE PERICÁRDIO HOMÓLOGO EM ANEL INGUINAL DE EQÜINO, FIXADO ATRAVÉS DE SUTURA MECÂNICA ou MANUAL, POR LAPAROSCOPIA”
“AVALIAÇÃO DA DUODENOCECOSTOMIA TEMPORÁRIA EM EQÜINO”
“CORRELAÇÃO ENTRE HEMORRAGIA PULMONAR INDUZIDA POR ESFORÇO E DOENÇAS DAS VIAS AÉREAS ANTERIORES EM EQÜINOS PSI”
“AVALIAÇÃO DA DOR EM CAVALOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE ARTROSCOPIA”
“USO DE FATOR DE CRESCIMENTO EM IMPLANTE CARTILAGÍNEO ARTICULAR”
“ESTUDO DOS PROCESSOS INFLAMATÓRIOS E DEGENERATIVOS DA OSTEOCONDRITE DISSECANTE DE EQÜINOS”

Produção recente

SILVA, L. C. L. C. ; COELHO, C. S. ; MARQUES, M. S. ; BACCARIN, R. Y. A. ; FERNANDES, W. R. . Duodenocecostomia como tratamento da duodeno-jejunite proximal em eqüino. Veterinária notícias, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 17-21, 2006.
GREGORY, L. ; .SILVA, L. C. L. C. ; ANGELINI, M. ; LARA, M. C. C. S. H. ; FRANCHINI, M. L. ; RIZZO, E. H. ; CARDOSO, M. V. ; BENESI, F. J. ; CASTRO, R. S. . Avaliação clínica de caprinos acometidos por artrite. Diferencial entre artrite viral (CAE) e bacteriana (Mycoplasma spp.) em dois casos atendidos no Hospital Veterinário da FMVZ-USP. Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v. 73, n. 2, p. 247-249, 2006
SILVA, L. C. L. C. ; CORREA, R. R. ; ZOPPA, A. L. V. ; FERNANDES, W. R. ; BACCARIN, R. Y. A. ; CRUZ, R. S. F. ; FANTONI, D. T. . Estudo retrospectivo dos casos de enterolitíase e corpo estranho em intestino grosso de eqüinos, no período de janeiro de 1993 a janeiro de 2003.. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 242-249, 2006.
BELLI, C. B. ; SILVA, L. C. L. C. ; FERNANDES, W. R. . Aspectos endoscópicos da habronemose gástrica em eqüina. Revista de educação continuada do CRMV-SP, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 13-18, 2005.
SILVA, L. C. L. C. ; ROSSETTI, Renata Bello . Diagnóstico e tratamento de cistos subcondrais em eqüinos: revisão de literatura. Revista de educação continuada do CRMV-SP, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 55-67, 2005.
SILVA, L. C. L. C. ; TABET, Alexandre Faria ; SINHORINI, Idércio Luis ; ZOPPA, André Luis Do Valle de . Comparação entre duas técnicas de biópsia renal guiadas por laparoscopia em eqüinos. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 150-156, 2005.
TÁVORA, J. P. F. ; FERREIRA, R. A. ; SILVA, L. C. L. C. ; PARRA, A. C. ; BETIOL, P. E. ; CATICCI, F. R. . Ocorrência de arpejo no rebanho da fazenda São Joaquim, Instituto Butantan, Estado de São Paulo, Brasil. Revista Uniabc Saúde, Santo André, v. 1, n. 2, p. 62-64, 2005.